Vemos muitas pessoas falando das dificuldades de se empreender uma viagem internacional pelos paises da América (corrupção da polícia, violência, etc.). O quadro não é tão ruim e assustador quanto pintam, bem pelo contrário. Algumas dicas:
-Procure pesquisar sobre a cultura do país em questão, documentação exigida, situação política e econômica, segurança e etc.
-Ao chegar na aduana, questione ao policial aduaneiro a respeito da situação da estrada, abastecimento e segurança da viagem.
-Preveja uma rota alternativa, caso seja impossibilitado de entrar no país por qualquer que seja o motivo.
-Não adianta reclamar da polícia se você não tem a documentação mínima exigida, viaje preparado
-Faça um check-list e revise cada item antes de partir
-Ninguém está livre da violência, nem mesmo no Brasil (talvez o mais violento de todos), sempre que possível viaje em grupos e de dia. Procure um lugar seguro para passar a noite. Fique atento a movimentações estranhas na estrada.
Mesmo assim, nem tudo está sob nosso controle, estamos propensos a terremotos e vulcões (Chile), nevascas e frio (Cordilheira), inundações e deslizamentos (região amazônica) por exemplo. Se contablizarmos tudo o que pode acontecer, certamente viveríamos em uma bolha. Para viver, é preciso correr riscos! Faz parte da aventura, boa viagem!
* segue exemplo de Check-List para viagem internacional (América do Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário