quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Relato de Viagem - Dia 6 - Tambo Quemado/BOL a Copacabana/BOL

Mais um dia de baixa quilometragem que deveria ser tranquilo, mas as coisas não funcionaram tão bem. A noite foi muito gelada, apesar dos sacos de dormir todo mundo reclamou do frio nos pés, foi uma noite difícil de dormir. Fez -4°C e nossas barracas não eram adequadas pra temperaturas como essas. Quem sofreu também foram as motos, todas congeladas. O combinado era todos no posto às 8h, mas já eram 9h e nenhuma moto tinha funcionado. A última que pegou foi a Hornet depois de muita reza e uma carga extra na bateria. O amigo Celso também estragou o pezinho da Harley ao estacionar a moto na noite anterior (a mola) e teve que improvisar um elástico pra não ficar caindo.

Resumindo, saímos as 10h rumo a Patacamaya-La Paz-Copacabana. Até Patacamaya o trecho é tranquilo, asfalto bom e belas paisagens. Chegamos no trevo e abastecemos. A novidade (que já era esperada) foi a cobrança de preço especial para placas internacionais no posto, pagávamos cerca de 3x mais que os bolivianos, quase 10 bolivianos o litro da gasolina. São nesses lugares que você já nem se importa mais em não abastecer com Aditivada ou Podium, agradeça por ter gasolina nas bombas.

A partir daí a paisagem mudou, estávamos na Carretera La Paz-Oruro. Essa estrada foi uma imagem forte que tive do país, uma estrada que liga duas das principais cidades em condições precárias, pista simples e com bloqueios para reformas. Mas são aquelas reformas que se que estão a passo de formiga, com meia duzia de peões pra não dizer que está parado. Os outdoors com o Evo vestido de operário também fazem parte da paisagem agora. O transito de caminhões ja começa a incomodar, infelizmente, pra chegar em Copacabana, é necessário entrar em parte de El Alto, cidade grande colada em La Paz.

Não existe nada no Brasil perto do que é o trânsito nessa região. As vias são largas, mas transporte público não existe. Nem por isso as pessoas vão deixar de ir pra lá e pra cá. Quem faz o serviço são as vans, milhares! das 5 faixas, talvez 4 são tomados por elas. Pisca não existe, o negócio aqui é na buzina. Vai mudar de faixa ou alguém está chegando perto, mete logo a buzina. Pegamos logo o jeito, até é legal. Multa não existe nessa parte do mundo, cada um faz o que quer. As vans param do nada no meio da rua pra carregar/descarregar passageiros. É mulher com criança, criança com cabra, vale tudo! O mais legal é que ninguém se perdeu aqui, mesmo com o carro que é mais lento e fica preso.

No fim, demoramos quase 1h pra andar uns 15km. Na saída, pegamos uma chuva de mentirinha que durou 5min. Só pra sujar tudo. Dali, seguimos até Tiquina, onde é necessário pegar uma balsa pra atravessar o Lago Titicaca. A visão do lago é impressionante, a cor de um azul lindo, e o tamanho da a impressão que chegamos ao mar, pois o lago se perde no horizonte. A balsa custa 10 bolivianos, é bom entrar de ré com a moto, pois sair depois é uma briga. Sofremos com as Harleys e a GS1200.

Depois de Tiquina, um pequeno trecho até Copacabana, subida e depois descida. Acho que foi o trecho com as melhores curvas da viagem, asfalto perfeito e pura adrenalina, o cansaço some! Interessante que a cada + ou - 1km tinha um cachorro sentadinho na beira da estrada, imagino que sejam cães pastores, algo assim. Alguns rebanho de ovelhas davam banda pela beira da estrada. várias pessoas fazendo o trecho a pé, Copacabana é habitat de mochileiro.

Chegamos na cidade já ao por do sol. Decidimos ficar aqui mais um dia conhecendo o local.

Resumo:
417 km

Média Consumo: 18,1 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,53

Vista do café da manhã, em Tambo Quemado
Será que a noite foi fria??
Paisagens do altiplano boliviano
primeira vista do lado Titicaca
Lago Titicaca e Cordilheira Real ao fundo
Balsa no estreito de Tiquina
Sequencia de curvas incríveis entre Tiquina e Copacabana
Onde vamos dormir?
Enquanto resolvemos o dilema curtimos o sol se por maravilhosamente ao lago Titicaca a +- 3800m



2 comentários:

  1. Olá...
    Algumas questões: as motos ficaram ao relento durante a noite? Esse trecho sozinho é tranquilo? Alguma indicação de hotel / hostel em Copacabana?
    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. ola as motos ficaram no relento, o ideal é cobri-las ou guarda-las pois o risco de congelar é grande.
    de uma olhada nesse blog onde cadastramos todas as hospedagens: http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/search/label/Copacabana

    ResponderExcluir