terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relato de Viagem - Dia 5 - Iquique/CHI a Tambo Quemado/BOL

A saída de Iquique marcou um momento interessante da viagem. Havíamos passado por Chile e Argentina, países conhecidos pela maioria de nós, com hábitos semelhantes, cidades com boa estrutura em caso de problemas, poucos problemas com abastecimento. Agora iríamos em direção à Bolívia, país muito mal falado pela maioria, um dos mais pobres da América do Sul (talvez o mais). Diversas questões seria levantadas... abastecimento, corrupção da polícia e até a violência no pais!

Antes disso, foram 300km de Iquique a Arica. Passamos por Humberstone, cidade abandonada pelos ingleses depois que as minas de nitrato perderam o interesse. Passamos batido apesar de ficar do ladinho da estrada. Que burrada! Continuamos em um deserto sem fim, não cruzamos uma "cidade" sequer, muito menos posto de gasolina. Nem por isso as paisagens eram monótonas. A partir do memento que passamos pelo trecho de retas, chegamos a um trecho sinuoso de subida. Além da diversão nas curvas, a paisagem nos deixa deslumbrado com a impressão que não estamos no planeta terra. Subimos e descemos montanhas com + de 1km de altura, todas de uma aridez extrema... parece que estamos desbravando Marte! a estrada é fenomenal. Paramos perto de um desenho de pedras para abastecer os galões e seguir até Arica.

Interessante ver que os povoados vivem da agricultura, mesmo no deserto! Vimos alguns aviários e diversas plantações. O detalhe: aqui não se usa agrotóxico nenhum. Nenhuma praga consegue sobreviver aqui.

Chegando em Arica, temos a impressão de chegar em um Oásis. Parece também que a cidade foi construída pela Coca-Cola, somos recepcionados com um desenho enorme nas montanhas com o logo, feito de pedras. Tinha um bonito tanque do exército dos Carabineiros na entrada, pedi gentilmente pra tirar uma foto, mas a resposta foi dura. Saí rapidinho antes do esquentadinho implicar mais hehe.

Depois da abastecida, trocamos dinheiro aqui mesmo e bora pra Bolívia. Tambo Quemado acho que nem cidade pode ser considerado, é na verdade uma vila que se construiu em volta da Aduana. Tem posto, comida e acomodações (nada do que aqui no Brasil chamamos de "restaurante" e "hotel").

A subida da cordilheira é incrível, acho que não perde em nada pra rota 66 nos EUA, acho eu. O mais legal nesses trechos é a mudança da paisagem, a medida que rodamos poucos quilômetros  Se nota, gradativamente, a mudança do cenário deserto, quente completamente seco, para o frio das altas altitudes, a neve nas montanhas e o começo de uma vegetação tímida. O trajeto é 100% do melhor asfalto, alguns trechos foram concluídos recentemente. 2 ou 3 trechos em obras com alguns metro de chão.

Chegando ao Parque Nacional Lauca, a mais de 4700m de altitude, a paisagem mexe com qualquer um! Lagos de cores inacreditáveis, com montanhas cobertas por neve ao fundo! Sem dúvida a vista mais linda de toda a viagem, quem exclui a Bolívia do roteiro, infelizmente vai perder esse trecho magnífico! Antes de chegar lá eu já tava gostando  

Finalmente chegamos na Aduana, uma fila de caminhões de amedrontar, mas felizmente não precisamos ficar nessa fila. A burocracia Boliviana incomoda, são 3 ou 4 papéis que vão pra lá e pra cá sem parar. Acho que demoramos 2h até terminar todos. A impressão que eu tive ao entrar no pais é de estar voltando no tempo, uns 20 ou 30 anos. Não que essa impressão tenha mudado depois hehe. Acabamos achando um hostel meio moquiado (escondido) e a dona deixou a gente acampar ali. Custou 10 bolivianos, ou 4 reais. Essa parte da Bolívia é muito legal, é barato que só lá. Botamos a roupa térmica e seja o que Deus quiser!! Que noite fria!!! Ah a janta foi um panelão de miojo reforçado com legumes! muito bom!

Resumo:
478km

Média Consumo: 20,2 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,96

Saída de Iquique
de Iquiqie a Arica, deserto absoluto e sem posto de gasolina
Chegada em Arica
Cordilheira Chile-Bolívia
Putre
 
Parque Nacional Lauca, quase na Bolívia
estamos na Bolívia, salve-se quem puder!
esse foi o camping, meio frio mas muito legal!



4 comentários:

  1. Olá amigos, o que me dizem quanto a minha ideia de rodar esse trecho sozinho?
    Alguma hospedagem (hotel / Hostel) para indicar?
    Muito obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo, acho que é tranquilo ir sozinho
      as hospedagens nesse local não possuem contato na internet, vc precisa se informar lá mesmo.
      no nosso caso, andamos uns 2km após a fronteira e à direita havia uma pousada, onde acabamos optando por acampar mesmo

      Excluir
  2. Salve Grande Viajante....
    Uma perguntinha, será que lembra do horário de funcionamento da aduna em Tambo Quemado? E outro,, que vai lhe parecer muito estranho...kkkk, mas lembraria do horário do por do sol? Pergunto isso, pois quero fazer o trecho Arica - Tambo Quemado a patir das 13h da tarde...o que você acha, chego ainda com luz do sol??
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n lembro o horario amigo, mas chegamos com os ultimos minutos de sol... saimos mais ou menos pela 1 tb de arica, almoçamos lá e fizemos cambio, entao com certeza da tempo sim... sem se enrolar pois é muito frio à noite. abraço

      Excluir