domingo, 5 de janeiro de 2014

Dia 11 - 410km - Cerro Sombrero-CHI a Ushuaia-ARG

Depois dos imprevistos do dia anterior parcialmente resolvidos, seguimos pelo ripio de Cerro Sombrero, foram 120km deste piso (depois descobrimos que existe uma alternativa com menos rípio) percorridos tranquilamente, observando as mesmos cuidados dos trechos anteriores. Uma coisa que sempre se repetia eram os comentários com outros motociclistas e motoristas em conversas de posto... que a estrada era horrível e que sofreríamos muito... é aquela velha história, "sem saber que era impossível, ele foi lá e fez". Pegamos todas as condições de estrada possível, com chuva, vento e rípio e em nenhum momento a tarefa pareceu impossível, parece que corpo e mente se adaptam rapidamente às novas condições e acaba passando rápido, nem paramos nesse trecho e logo chegamos à aduana.
Demorou um pouco, tem muitas filas nesse trajeto, mas em 1h já estávamos prontos. Mais alguns km de rípio, chegamos a Aduana argentina onde os tramites são rápidos. No local tem posto onde se abastece ao preço "argentino".

Chegamos a Rio Grande por volta do meio-dia, a cidade não é muito bonita mas tem diversos monumentos em homenagem às Malvinas então acaba tendo algum atrativo. Debatemos rapidamente a questão da manutenção da XJ e os pneus das Harleys, que precisavam ser trocados. Para não penalizar todo grupo decidimos então que o Márcio, Marcelo e Miguel ficariam aqui fazendo a manutenção das motos e o restante, Matias, Janaína e Jociel seguiriam para Ushuaia, achando uma hospedagem e já providenciando a janta para os "retardatários".

Almoçamos e seguimos viagem, este trecho até Ushuaia é um dos mais bacanas da viagem, logo a paisagem árida se transforma em belas florestas, ora intercalando com lagos e montanhas. Acabamos nem parando para fotos, rodamos um pouco tensos devido aos problemas com nossos amigos.

Chegamos finalmente ao nosso destino: USHUAIA, após quase 6mil km de paisagens surpreendentes e desafios aqui estamos... A cidade com certeza não é apenas a de latitude mais ao sul do planeta, não sabemos bem porque mas o lugar e definitivamente especial, sensação semelhante a de estar no Atacama ou Machu Picchu. Infelizmente não chegamos em grupo, mas no momento pareceu a decisão mais correta a ser tomada.

Passado o deslumbre inicial, saímos procurar uma hospedagem. Depois de quase 2h, achamos uma com vagas, as CABAÑAS ONASHIN. A dica é reservar antes, agora em janeira está tudo lotado. Nos ajeitamos na hospedagem, mandamos uma mensagem pro grupo e fizemos umas compras no mercado. Acabamos tirando um cochilo quando já passado da meia-noite ouvimos o ronco das Harleys... finalmente todos chegaram a USHUAIA, pneus trocados e corrente nova na XJ6. O pessoal pegou muito frio no "Paso Garibaldi", já nem sentiam as mãos mais... Jantamos e finalmente fomos descansar para o dia seguinte...

Resumo do dia: 410km, sendo 121km de rípio
Média Consumo: 17,7 Km/L
Média Gasolina: R$1,83




Marcelo e a XJ6 na oficina em Rio Grande
Aduana em San Sebastian
Ushuaia, aqui estamos!!

2 comentários:

  1. Show de viagem heim!

    Achei seu relato justamente procurando relatos sobre viagens com esse trajeto, pretendo fazer o mesmo percurso em fevereiro no ano que vem e fiquei mais tranquilo em ver que vcs foram de esportivas e custom sem muitos problemas. Vou com uma Boulevard 800.

    Me diz uma coisa, qual o trecho que pega menos rípio no trecho de Cerro Sobrero?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelos elogios.
      aqui voce encontra a resposta sobre o ripio, é bem simples
      http://www.aduaneirosmc.com.br/2014/01/tierra-del-fuego-o-trecho-de-ripio.html
      abraço

      Excluir