sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dia 8 - 331km - Gobernador Gregores-ARG a El Calafate-ARG

Ressaca de ano novo... só que não... A virada de ano foi diferente, as 10 da noite já estávamos dormindo hehe. Não havia internet nas cabanas então foi totalmente "fora da mídia". Às 8hs todos prontos, demos uma rápida passado na avenida principal e seguimos para a ruta. Uma curiosidade que observamos desde Perito Moreno (a cidade, não confundir com o Glaciar) foi a quantidade de lhamas mortas na estrada (tanto atropeladas como em cima das cercas ao lado da estrada). A principio ninguém entendeu porque havia tantas esticadas em cima da cerca... logo veio a resposta. Elas ficam presas ao tentar passar e morrem ali mesmo. Presenciamos a cena e tivemos o privilégio de salvar uma delas (vídeo abaixo), foi um momento muito legal....

Seguindo, são exatamente 60km de asfalto até o "empalme" com a antiga Ruta 40 e a RP29. A partir daqui não tem jeito, o piso é rípio. Ali se pega a esquerda, pela Ruta 40, sentido 3 Lagos. Dali, são 113km até 3 Lagos, sendo que faltam cerca de 80km para conclusão do asfalto. Boa parte já está preparada para receber o pavimento, o resto ainda vai demorar um pouco. O trecho não é de todo ruim, bem variável, chegamos a andar a 100km/h, as vezes 30/40... na média se anda a 60km/h com segurança.

A parte boa, como sempre, fica por conta das paisagens... logo somos recebidos pelo Lago Cardiel, parece um oásis em meio ao deserto... Ainda cruzamos com alguns cavalos selvagens que habitam a região. Um dos macetes aqui é acessar o asfalto que está pronto em alguns pontos, burlando os desvios. Foram 4 ou 5 trechos que andamos no asfalto clandestinamente... Em alguns desses "gatos", teve gente comprando terreno no exterior, inclusive eu, como o vídeo comprova. Ainda que nessas partes a Janaína descia e em caso de queda, só eu que me estoporava.

Aos trancos e barrancos chegamos em Tres Lagos, a cidade fantasma. Não havia uma alma na cidade (também, quem que quer passar o ano novo aqui??), muito menos gasolina. Abastecemos os galões reservas e seguimos nosso instinto de direção para voltar a ruta. E nada de asfalto, estranho... A sorte que cruzamos com um carro que nos corrigiu... "Vocês estão indo pra Piedrabuena, Calafate é para o outro lado!" Cacete de agulha, prontamente voltamos e logo chegamos ao asfalto, agora a preocupação era outra, a gasolina é suficiente?

O trecho aqui é matador, difícil de descrever a beleza do trecho... passamos ao lado do Lago Viedma, sempre com enormes montanhas a nossa volta, entre elas o Fitz Roy que vai ficar para outra viagem. Chegamos ao parador La Leona nos abrigar do frio e chegamos a conclusão que nem todos teriam combustível suficiente. De qualquer forma ficou decidido que seguiríamos em frente. Dito e feito, fui o primeiro a ficar sem, restando 50km para El Calafate. Tinha uma autonomia teórica de 400km, mas aqui quem manda é o vento, que muda tudo sem pedir permissão, ou seja, consumo péssimo.

Encostamos junto com o Miguel e ficamos mendigando gasolina... 4 de 5 carros que acenamos pararam, o pessoal aqui ajuda bastante. Conseguimos 2 litros a muito custo, estava difícil retirar com a mangueira e seguimos viagem. Detalhe, ninguém deixou a gente pagar a gasolina, tudo na parça. Mais 20-25km paramos de novo, a gente já conseguia avistar El Calafate. Assim, esperamos mais uns minutos e logo chegou o Jociel com 5L pra nos resgatar...

Assim, eu e a Janaina nos instalamos em um HOTEL (bom bonito e barato, para o padrão da cidade) enquanto os guris ficaram em um Hostel. Amanhã, dia de descanso e visita ao Parque Nacional Los Glaciares!!!

Resumo do dia: 331km, sendo 80km de rípio
Média Consumo: 15,5 Km/L
Média Gasolina: R$1,74



Gobernador Gregores
Início do rípio, logo antes de Lago Cardiel
Cavalos selvagens na ruta 40
Cidade fantasma, Tres Lagos
Parador La Leona
Lago Viedma
Sem gasolina, 50km antes de El Calafate
Chegamos em El Calafate

2 comentários: