Saímos por volta das 9h de Rio Grande, sob forte vento e possibilidade de chuva. O trecho até San Sebastian é tranquilo porém o vento contra era assustador. A média nesse trecho ficou por volta 10km/L, a pior de toda a viagem. Abastecemos no YPF anexo à aduana, fizemos a migração e seguimos novamente ao rípio. A aduana chilena fica aproximadamente 2km da aduana argentina. Dessa vez até que foi rápido, poucas filas, e em 20min estávamos prontos. Passando a aduana, logo se chega em uma bifurcação. Segundo a placa, Cerro Sombrero é pela esquerda. Mas eu tinha quase certeza que viemos pela direita. Resolvi confiar na placa e seguir pela esquerda. Realmente o caminho não foi o mesmo da ida. Descobrimos que existem 2 opções de trajeto, ambas com praticamente 120km. A diferença é que na ida pegamos 100% rípio e nesse outro trecho são cerca de 30km de asfalto, e boa parte em obras. Deve-se ir em direção a ONAISIN e não CULLEN. (veja o POST).
Transcorrido o rípio novamente (já estamos craques), chegamos à balsa do Estreito de Magalhães, aproveitando para almoçar no restaurante novo que existe do outro lado da travessia. Não posso deixar de falar que conheci o chão mais intimamente, de novo. Dessa vez com a Jana na garupa e tudo. Subindo na balsa a moto pendeu pro lado e não tem perna que segure: CHÃO! Novamente, só o vexame de trancar a fila de veículos e precisar de ajuda pra erguer a moto. Nenhum dano, os baús não deixam a moto encostar no chão hehe.
Mais alguns km chegamos ao Paso Integração Austral, onde novamente foi tudo rápido. Aqui já utilizei o galão reserva, pois devido ao alto consumo não conseguiria chegar em Rio Gallegos somente com um tanque. É possível abastecer em Cerro Sobrero mas lá a gasolina custa um absurdo.
A polícia nos parou próximo a Rio Gallegos, somente pedindo para que assinássemos um registro deles. Aqui para o sul não se vê relatos de propina, os policiais são corretos. A partir disso, a estrada realmente rende, a Ruta 3 é praticamente só reta e muito monótona. O vento lateral continuou companheiro fiel da nossa viagem. Não chega a ser perigoso, mas cansa muito pois assumimos uma postura "torta" na moto e começa a doer tudo, principalmente pescoço.
Colocamos como objetivo chegar em Comodoro Rivadavia ou Caleta Olivia, mas realmente seria muito complicado. O trecho mais longo sem abastecimento é até Comandante Luis Piedrabuena, são 240km. Devido ao baixo consumo, cheguei na "baba" hehehe. Em seguida, entramos em Puerto San Julian, a procura de um posto e decidimos ficar por aqui mesmo. A cidade é muito tranquila e agradável. Acabamos descobrindo que é uma cidade com muitos atrativos turísticos e reservamos um passeio para o dia seguinte (ver os pinguins). Achamos umas CABANAS a um preço interessante e fizemos nossa própria janta. A curiosidade ao fazer as compras no mercado, é que a salada saiu mais caro que a carne hehheeh. Tudo é relativo.
Resumo do dia: 800Km
Média Consumo: 13,8 Km/L
Média Gasolina: R$1,90
Média Consumo: 13,8 Km/L
Média Gasolina: R$1,90
Cabanas em Puerto San Julian
Travessia do Estreito
Bela praia de Puerto San Julian
Strogonoff argentino
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